NewZ - em 11/11/2014

Um clube indiano chamado Zico

Vamos voltar no tempo até 1982. Um grupo de jovens reunido na vila Vazhithala, situada no estado de Kerala, acompanhava a Tv com os olhos fixos. Na tela desfilava a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Espanha. Um jogador, no entanto, era unanimidade para os rapazes apaixonados por futebol. Zico, o camisa 10 do Brasil.

A Seleção acabou derrotada pela Itália no dia 5 de julho, seis dias antes do término da competição. Mas isso pouco importava para os indianos. Já estava eleito um ídolo, um craque que merecia uma grande homenagem. E foi assim que nasceu, no dia 29 de agosto de 1982, o Zico Sports and Arts Club.

O futebol naturalmente é o núcleo central do clube, que já cedeu vários jogadores para equipes regionais e venceu dezenas de competições nas categorias de base. O principal troféu é a conquista estadual do Sub-19 em 1997, que Zico está segurando na foto à esquerda desta matéria.

Interessante que o Zico Club também se destaca na região por eventos culturais importantes como festivais de cinema, feiras agropecuárias e outros curiosos como corridas de carros de boi.

Na última quarta-feira, Zico esteve em Kerala com o Goa e finalmente teve a oportunidade de conhecer dirigentes fundadores e atletas do Zico Club, que atualmente conta com cerca de 500 membros. O presidente Thampi Erumelikara, entregou ao Galinho a camisa do time de futebol.

- A vida nos reserva esses momentos especiais quando a gente menos espera. O jogo em Kerala foi muito difícil, sofremos uma derrota, mas foi lá também que acabei conhecendo esse clube que nasceu em minha homenagem logo após a Copa da Espanha. Fiquei muito emocionado com o carinho. Eles já levantaram algumas taças regionais, fazem festas importantes lá e vieram me conhecer e trazer um dos troféus ganhos pra eu assinar. Que o Zico Clube conquiste muitos títulos mais. Só me restou agradecer pela homenagem- comentou o Galinho.