Colunas | NewZ | DataZico | História | Toque de Letra | ZNR Shopping facebook | twitter

Home | NewZ | OUTRAS | Em 24/06/2015

Futebol de Verdade: Renato Cajá e Wendel foram os convidados da semana

Nesta segunda-feira (22/06), no programa Futebol de Verdade da Rádio Globo, Zico, Juninho Pernambucano e Felipe Cardoso, conversaram com o meia Renato Cajá da Ponte Preta e com o volante Wendel, do líder do Brasileirão, Sport. Também participou da atração, o advogado especialista em direito desportivo, Paulo Bracks.

Zico começou o programa falando sobre o falecimento de Carlinhos, na manha desta segunda-feira, vítima de insuficiência cardíaca, aos 77 anos. O Violino, como também era conhecido, entrou para história como um dos maiores ídolos do Flamengo, único clube em que trabalhou na sua carreira como profissional de futebol. Como jogador atuou no Rubro-Negro de 1958 a 1969, já como treinador, passou pelas categorias de base e treinou o profissional do Flamengo em sete oportunidades, entre 1983 e 2000, conquistando dois Campeonatos Brasileiros (1987 e 1992), três Campeonatos Cariocas (1991, 1999, 2000) e a Taça Mercosul de 1999. Para muitos flamenguistas, Carlinhos foi o melhor técnico da história do clube.

- Dou boa noite hoje com muita tristeza, porque perdi um grande amigo, um dos grandes rubro-negros da história do nosso clube: Carlinho, o Violino. Um profissional fantástico, um cara maravilhoso. Tive o privilégio de ir ao maracanã vê-lo jogar várias vezes. Acabei me tornando seu discípulo, tive o privilegio de receber as chuteiras dele, quando ele encerrou a carreira. Tive a felicidade de ser campeão ao lado dele, dentro do Flamengo, ele como meu treinador. Coincidentemente, ao encerrar a minha carreira no Japão, eu pude entregar a minha última camisa como jogador pra ele, em um Flamengo x Kashima, em que ele estava como treinador. Meus sentimentos a toda a família dele e que deus o abençoe lá e ele continue abençoando o Flamengo, porque a casa dele era o Flamengo – Disse Zico sobre Carlinhos.

Os comentaristas debateram sobre o Vasco, que vem de uma derrota por 2x1 para o líder do campeonato, Sport. Com apenas três pontos na competição e sem nenhuma vitória até o momento, a equipe Cruzmaltina vive uma situação complicada e amarga a lanterna do Campeonato Brasileiro. Sobre o pedido de demissão do Doriva, Zico acredita que o técnico fez o certo, pois não estava mais conseguindo desenvolver seu trabalho de maneira satisfatória. Para o Galinho, a mudança de treinador não vai resolver a situação do time, já que o problema do Vasco é o elenco fraco e com poucos recursos criativos para desenvolver jogadas. Em relação a atual situação do time, disse:

- É uma situação difícil a que o vasco se encontra, pois tem que fazer uma sequência de três, quatro vitórias para sair da bagunça. Se ele ganhar os dois próximos jogos, ele continua na zona, esse é o problema, não depende mais só dele, depende dos outros também. É bom começar a fazer conta, para o clube traçar os seus objetivos – Falou Zico, sobre a luta contra o rebaixamento.

Em seguida, Zico comentou sobre a atuação do time do Flamengo, na derrota por 2x0 para o Atlético Mineiro, no Maracanã. Para o Galinho, a equipe Rubro-Negra começou o jogo bem, porém devido a uma falha na defesa, acabou sofrendo o gol, isso deu confiança para o time de Minas, que acabou crescendo na partida. Zico avaliou como ponto alto do Flamengo no jogo, a boa estreia do atacante Emerson, que se movimentou bastante. Já como ponto negativo, destacou o posicionamento do Everton, pelo meio e não pela esquerda, para Zico, o Gabriel poderia cumprir melhor aquela função.

O Galinho ainda expôs rapidamente a sua opinião sobre uma possível contratação do Léo Moura pelo Vasco, anunciada pelo presidente Eurico Miranda em uma coletiva, causando uma reação negativa da torcida do Flamengo, o que fez com que algumas horas depois, representantes do jogador confirmassem a desistência do acordo:

- Você abre o jornal e está o Léo Moura no Fluminense, você abre o jornal e está o Léo Moura no Coritiba, você abre o jornal e está o Léo Moura no Vasco. O Grande problema, é que o Léo deixa muita gente falar por ele. Ele tem que chegar e explicar o que aconteceu, as pessoas querem isso – Comentou Zico.

No final da primeira parte do programa, os debatedores conversaram sobre a Seleção Brasileira, que está no Chile disputando a Copa América. Zico criticou o posicionamento do Elias nos jogos. Segundo o Galinho, o atleta está jogando muito recuado, como volante, diferente de como joga no Corinthians, onde atua como meia, ajudando na armação de jogadas, avançando e marcando gols. Zico ainda comentou sobre a expulsão de Neymar, na derrota por 1x0 para a Colômbia, acarretando em uma suspensão de quatro jogos para o atacante:

- Talvez o descontrole dele tenha sido por estar jogando contra a Colômbia, por causa do problema que aconteceu (na Copa do Mundo). Ele estava em um dia ruim, e isso é uma coisa que ele tem que se preparar. Quando está em um dia ruim, em que o pessoal perturba, pressiona, ai é que ele tem que ser o bom malandro e não cair na provocação.

No início da segunda parte do programa, foi realizada uma entrevista com o meia da Ponte Preta, Renato Cajá, vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro. O jogador falou sobre sua trajetória profissional, como a sua época no Botafogo e no Kashima Antlers do Japão. O atleta ainda comentou sobre o seu atual momento na Ponte Preta. Para Cajá este é o melhor momento de sua carreira, apesar de salientar que hoje, aos 31 anos, a forma física já não é a mesma de anos atrás, considera-se atualmente melhor na bola parada e no posicionamento em campo.

No final do programa, o volante Wendel, atualmente no Sport, conversou por telefone com o Futebol de Verdade. O jogador falou sobre a liderança do clube pernambucano no Campeonato Brasileiro, destacando o bom elenco montando para este ano e a qualidade do centro de treinamento do time, que segundo o atleta, não deixa nada a dever ao de outros clubes em que jogou, como Cruzeiro e Santos. Wendel também elogiou o técnico, Eduardo Baptista.

- O CT não perde em nada para os grandes do Brasil. É um clube que paga rigorosamente em dia. Eu estou muito satisfeito, com esse um ano e meio aqui em Recife. Eu espero que este momento não seja passageiro e que o Sport continue assim – Comentou Wendel, elogiando a administração atual do clube.




Categorias 

todas as categorias
Zico
Centro de Futebol
Fã Clube
 

Copa da Amizade
Fotos
Videos
Outras

enviar essa matéria por email
versão para impressão

  OUTRAS  (10/09) Zico visita escola de futebol mantida por Míchel Salgado

  OUTRAS  (08/09) Gustavo Scarpa e Walace foram os convidados do Futebol de Verdade

  OUTRAS  (04/09) Goa realiza pré-temporada em Dubai

  OUTRAS  (01/09) Carta aberta de Zico aos interessados em concorrer a presidência da Fifa

  OUTRAS  (01/09)  Philippe Coutinho e Marcelo na Seleção é tema do Noite dos Craques dessa semana

  OUTRAS  (29/08) Remo vence o Vasco e conquista o título da Copa Zico 10 de Masters

  OUTRAS  (29/08) Congresso de Educação e Esporte Zico 10 recebe palestras de educadores

  OUTRAS  (29/08) Veja algumas fotos do I Congresso de Educação e Esporte Zico 10

  OUTRAS  (28/08) Museu Zico 10 é inaugurado em Vitória do Xingu

  OUTRAS  (27/08) Começou a Copa Zico 10 de Masters em Vitória do Xingu


Todo o conteúdo da versão antiga será migrado para esta nova plataforma. Até que essa tarefa seja finalizada, você pode acessar e pesquisar as matérias no site antigo.

 

Copyright © 2003 - 2013, Zico Participações. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Web Site Oficial do Zico para fins comerciais.
Produzido por !CO CanalOficial.net e ClickSolution