Enviar a matéria abaixo por email
seu nome:
seu email:
nome do destinatário:
email do destinatário:
mensagem breve:

NewZ - em 19/05/2015

Galinho participa de comemoração pelo dia da bandeira do Haiti

Zico esteve, nesta segunda-feira (18/05), na Escola Municipal Haiti, em Quintino, para participar da comemoração pelo Dia da Bandeira Haitiana, uma das datas mais importantes para o povo do país. O evento contou com participação do embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Chérubin e foi organizado pela ONG Viva Rio, representada pelo seu diretor-executivo, Rubem César Fernandes.

Ex-estudante da escola, Zico foi recepcionado de forma calorosa pelos alunos e salientou a importância de se disseminar mais informações a respeito do país caribenho, para que seus imigrantes sejam bem recepcionados no Brasil, país onde escolheram para tentar uma vida melhor.

- Esta segunda é o dia da bandeira Haitiana e estive na escola Haiti, em Quintino, onde cursei o sexto ano primário na época com a professora Anileda, já que o Rocha Pombo só ia até o quinto. Presente o embaixador Masen Chérubin, do Haiti, e evento organizado pelo Rubem César do Viva Rio. Sempre uma alegria voltar no tempo e visitar o bairro onde nasci e fui criado - Comentou Zico em sua página no Facebook.

Chérubin, se disse muito honrado em participar do evento e destacou a importância das pessoas conhecerem os aspectos culturais do país, que infelizmente é mais conhecido, pelo recente terremoto. O embaixador ainda fez questão de destacar o Brasil e o futebol, como parte da história de paz haitiana e lembrou o Jogo da Paz, realizado em 2004, entre Brasil x Haiti, na capital do país, Porto Príncipe.

A cerimônia foi organizada pelo portal Haiti Aqui, projeto do Viva Rio, que visa ajudar imigrantes haitianos no Brasil, com oportunidades de emprego e ajuda na obtenção de documentos, além de disseminar um pouco da cultura do país. O evento faz parte do Circuito Haitiano de História e Arte, que até o dia 22 de maio, no Rio de Janeiro, e 30 de maio, em São Paulo, vai realizar diversas atividades para promover a cultura e história do país, além de debater sobre a recente imigração.