Enviar a matéria abaixo por email
seu nome:
seu email:
nome do destinatário:
email do destinatário:
mensagem breve:

NewZ - em 27/01/2015

Futebol de Verdade: Zico comenta sobre os clubes cariocas e a aposentadoria de Riquelme

Nesta segunda-feira, em sua participação no programa Futebol de Verdade da Rádio Globo, Zico comentou sobre a fase final de pré-temporada dos clubes cariocas e sobre o que esperar dos times pequenos no estadual. O Galinho ainda falou sobre a aposentadoria do meia argentino Riquelme.

Além de Zico, Juninho Pernambucano e o apresentador Felipe Cardoso, o programa também contou com a participação de Gustavo Mendes, gerente de futebol do Macaé, que falou sobre as expectativas e preparação do time para este ano.

Zico começou o programa falando sobre a conquista do Flamengo no Torneio de Manaus, conquistada após vitórias de 1x0 sobre Vasco e São Paulo. Segundo o Galinho, o principal ponto positivo apresentado pelo Rubro-Negro no torneio, foi a marcação forte na saída de bola do adversário, com os atacantes pressionando. Zico ainda elogiou a preparação física do time, que chegou ao final do jogo contra o São Paulo melhor fisicamente do que a equipe adversária.

Já sobre os aspectos negativos do Flamengo, Zico citou a defesa, que embora seja boa, deixou os atacantes adversários chegarem muitas vezes ao gol, ocasionando inclusive defesas difíceis do goleiro Paulo Victor.

- Hoje é o time que está mais acertado, não mexeu muito e contratou nas posições certas – Comentou o Galinho quando questionado pelo apresentador Felipe Cardoso sobre o favoritismo do Flamengo no Campeonato Carioca.

Sobre o Vasco, apesar das derrotas nos jogos da pré-temporada, Zico enxerga o time coletivamente bem, embora destaque a falta de nomes individuais, o Galinho acredita que esse fator foi fundamental para as derrotas da equipe.

- Falta aquele toque final, a definição, então eu acho que é nisso que o vasco pode pecar e não pode ficar só na dependência do Marcinho fazer uma jogada – Comentou Zico.

Já o Botafogo, que no sábado perdeu por 1x0 para o chinês Shandong Luneng, o Galinho destacou a atuação de Diego Jardel, segundo Zico o jogador possui uma boa visão de jogo, com qualidade na distribuição das jogadas.

- Achei parecido com o Douglas do Vasco, me agradou a qualidade, ele vê bem o jogo, sabe meter um bola – Disse Zico sobre o meia que veio do Avaí.

Sobre o Fluminense, que voltou ao Brasil após fazer a pré-temporada em Miami, nos Estados Unidos e teve um inicio de ano turbulento, com problemas envolvendo a ex-patrocinadora Unimed, Zico comentou que o principal desafio do time para a temporada é superar a perda do argentino Darío Conca, que foi para o Shanghai Dongya, da China. Zico e Juninho concordaram que a responsabilidade ficará toda em cima do atacante Fred, porém o Galinho acredita que com sua experiência e qualidade o jogador consiga suportar a pressão.

No final da primeira parte do programa, os comentaristas debateram sobre a aposentadoria do meia argentino Riquelme. Zico considera o atleta, um dos três maiores jogadores argentinos que ele viu jogar, junto com Messi e Maradona.

- Eu tive a oportunidade de ver uma das maiores exibições que um jogar fez, em uma final em Tóquio, em um dos títulos do Boca Juniors, foi uma coisa espetacular. Que beleza pros olhos ver um jogador como ele em campo – Elogiou o Galinho.

Na segunda parte do programa, houve um debate sobre os times pequenos no Campeonato Carioca e contou com a participação do gerente de futebol do Macaé, Gustavo Mendes.

Segundo Gustavo, o Macaé entra no campeonato buscando ser o maior dos pequenos, a equipe que este ano joga pela primeira vez a série B do Campeonato Brasileiro, está em busca de outro feito inédito: chegar na semifinal do Campeonato Carioca. O gerente de futebol ainda disse que a conquista da série C proporcionou ao clube uma maior visibilidade e consequentemente um aumento na receita. Mendes finalizou dizendo que o objetivo da equipe é se aproximar da população da cidade, e assim fazer com que o Macaé deixe de ser o segundo, para se tornar o primeiro time do torcedor Macaense.